Dora Fix Ventura


Formada em psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1961, obteve na Universidade de Columbia, em Nova York, o M.A. (1964) e o Ph.D. (1968) em Psicologia Experimental. É Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da USP (1988) e Professora Titular (1990). Há mais de 20 anos é Bolsista de Produtividade 1 A do CNPq.

De volta ao Brasil em 1968, fundou o Laboratório de Psicofisiologia Sensorial no Instituto de Psicologia da USP, para estudar mecanismos neurais da visão, principalmente da visão de cores, com métodos comportamentais e eletrofisiológicos em modelos animais.

Em 1995 fundou o Laboratório da Visão, dedicado a estudar o impacto de doenças neurodegenerativas (diabetes, esclerose múltipla, Parkinson's) e de substâncias neurotóxicas (mercúrio, solventes, cloroquina) na visão humana, promovendo ativa colaboração nacional com docentes da UFPA, UFPR e UFRJ, além de colaborações internacionais.

Tem publicado internacionalmente nas duas áreas, e como orientadora de três programas de pós-graduação formou 34 mestres e 21 doutores, que se dedicam à vida universitária. Foi Vice Diretora do Instituto de Psicologia da USP, e por duas vezes chefe do Departamento de Psicologia Experimental, sempre com intensa participação na vida da universidade e da comunidade científica.

Foi membro do Comitê Assessor de Psicologia, do Conselho Deliberativo do CNPq, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e é atualmente membro do LARC/IBRO (Latin American Regional Committee da International Brain Research Association). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Fellow da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e membro honorário do Colégio Colombiano de Neurociências (COLNE).

Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Comemorativa dos 50 anos da Capes, a Medalha Neurociências Brasil da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), e simpósios de homenagem realizados pela Brazilian Association in Vision and Ophthalmology (BRAVO) e pela Universidade Federal do Pará.

Presidiu a SBNeC (1990-1993), a Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE por três mandatos (1995-2001), foi vice-presidente da SBPC (2003-2005; 2005-2007) e é vice-presidente da BRAVO.