Sergio Bampi


Professor do Instituto de Informática da UFRGS em Porto Alegre desde 1986. Engenheiro Eletrônico e Bacharel em Física (UFRGS, 1979). Ph.D em Engenharia Elétrica (1986), na área de Microeletrônica, pela Stanford University, EUA. Membro do Conselho da SBPC (2007-11) e do Conselho Superior da UFRGS, ex-Secretário Regional da SBPC no RS (1999-2001). 

Pesquisador na área de computação e microeletrônica, com ênfase em projeto de circuitos integrados. Pesquisador CNPq e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Computação e em Microeletrônica da UFRGS, onde orientou mais de 40 mestres e doutores. Desde 2008 é representante da comunidade científica no Comitê Gestor do CT-INFO (Fundo Setorial de TIC). 

Foi Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2001-2002), Diretor Técnico do centro nacional de microeletrônica Ceitec (Centro em Tecnologia Eletrônica Avançada) associação civil (2005-2008) e Diretor do Centro Nacional de Supercomputação (1993-96). Foi presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (2002-2006). 

Atuou como Professor visitante no STARLab do Electrical Engineering Dept. da Stanford University (EUA), com atribuições de pesquisa no grupo “Ultra Low Power CMOS Circuits”, de 1998 a agosto-99. Foi engenheiro de processos da Hewlett Packard Inc. e do Stanford University Center for Integrated Systems, nos EUA. Foi membro do comitê de coordenação do Programa CI-Brasil (2005-09) e do Programa Nacional de Microeletrônica.

Publicou mais de 150 trabalhos em congressos internacionais e revistas científicas, coordenou projetos de pesquisa e de inovação tecnológica em circuitos integrados, dispositivos nano-eletrônicos, arquitetura de computadores, televisão digital e metodologias de CAD. Membro do INCT de Nano- e Microeletrônica e do Núcleo Pronex FAPERGS-CNPq em pesquisa de sistemas-em-chip.

Realizou estudos de política tecnológica e industrial para a indústria de eletrônica, circuitos integrados e bens de tecnologia de informação. É consultor adhoc da CAPES, CNPq, Fapergs e FINEP.