Edna Maria Ramos de Castro

Doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (1983). Professora Associada II na Universidade Federal do Pará (UFPA). Diretora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA nos períodos de 1997-2000 e 2005-2009. Pós-doutora pelo Centre National de la Recherche Scientifique/CNRS-IRESCO, em Paris. Pesquisadora B do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Publicou livros e artigos no Brasil, Alemanha, Franca, México, Venezuela, Colômbia e Canadá sobre temas relacionados a desenvolvimento, globalização, relações de trabalho, movimentos sociais, meio ambiente, populações tradicionais e cidades amazônicas.

Dentre os livros e coletâneas em parceria com colegas, ressalte-se: Faces do Tropico Úmido. Questões e conceitos de desenvolvimento e meio ambiente (CEJUP, 1997); Negros do Trombetas (CEJUP, 1992, 1ª. Ed; 2003, 2ª ed.); No caminho das Pedras de Abacatal (UFPA, 2003); Belém de águas e ilhas (CEJUP, 2009); Sociedade, território e conflitos: a Br-163 em questão (UFPA, 2009); Cidades na floresta (Annablume, 2009); Amazônia, região universal, teatro do mundo (Globo, 2010). Amazonien - Weltregion und Welttheater, Berlim/Alemanha: Trafo Wissenschaftsverlag, 2010.

Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Empresas e Mercados Globalizados, do NAEA/UFPA. É editora da Revista Novos Cadernos NAEA e membro do conselho editorial de vários periódicos nacionais. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/ANPUR (2007-2009) e diretora em dois mandatos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciências Sociais (Anpocs).

Atualmente é diretora da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e membro do Comitê de Área de Desenvolvimento Regional e Demografia/PURDEMO, da Capes. Participou como membro de Comissões de Avaliação da Capes, nas áreas de Sociologia e Multidisciplinar. Foi coordenadora da Comissão de Premiação de Teses da Capes, Área de Ciências Sociais (2009). Membro da Comissão de Avaliação do Prêmio Benedito Nunes, agraciado pela UFPA à melhor tese de doutorado de docentes. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido, NAEA/UFPA (1994-1997).