domingo, 22 de maio de 2011

SBPC e a internacionalização da ciência

Leia a mensagem de Dora Fix Ventura, candidata a vice-presidente:

Caros amigos,

A presença da SBPC na luta pelo progresso científico em nosso país é histórica, presente e inquestionável. Com um passado de defesa do desenvolvimento científico e tecnológico, a SBPC fala em nome dos cientistas brasileiros e é ouvida pelos poderes constituídos e pela sociedade em geral.

É tempo de ampliar essa presença nacional para o âmbito regional, pela associação com sociedades congêneres, especialmente as dos países vizinhos, cujos problemas e metas em muito se assemelham aos nossos. A SBPC se fortalece ao atravessar as fronteiras e unir sua voz à dos cientistas vizinhos.

Uma das realizações mais relevantes de nossa atuação anterior na SBPC, ao lado da importante criação das Reuniões Regionais, foi a interação com os cientistas de países da região latino-americana. Com o nome de “Ciencia, Tecnologia e Sociedade”, organizamos quatro encontros da SBPC em conjunto com associações congêneres da Argentina, Uruguai e Chile, dois deles em Buenos Aires, um em Montevidéu e um em Porto Alegre.

Nesses encontros foram abordados temas escolhidos pelos participantes por sua grande relevância para os países envolvidos, como: biotecnologia, energia, geologia, matemática, metrologia e certificação de qualidade, nanotecnologias, desenho industrial, propriedade intelectual e patentes, recursos aquáticos, tecnologia para a saúde, neurobiologia, ciências sociais, tecnologias de informação e comunicação, popularização da C&T, museus de ciência, biodiversidade, ensino de ciências.

Os resultados destas reuniões foram tanto ações governamentais bilaterais, estimulando a colaboração entre as comunidades científicas desses países, como o resgate para nós mesmos de vínculos suspensos pelas turbulências políticas vividas pelos países sul-americanos.

Novos intercâmbios ocorreram e colaborações antigas retornaram renovadas, encontrando lugar num outro cenário, em que é imperativo para a região unirmos esforços para ajuda mútua e para uma presença internacional mais significativa.

É parte importante da nossa agenda para a SBPC a internacionalização das discussões sobre política científica e gestão de C&T.

Juntos nessa e nas demais propostas veiculadas pelo programa SBPC em Todo o Brasil, contamos com seu voto.

Subscrevem o Programa SBPC em Todo o Brasil os candidatos: Luiz Pinguelli Rosa (presidente), Dora Fix Ventura e Ennio Candotti (vice-presidentes), e os candidatos a secretários Edna Castro, Gustavo Lins Ribeiro, Maria Lucia Maciel e Sergio Bampi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário