quinta-feira, 5 de maio de 2011

Por mais ciência, educação e cultura

Caros amigos da C&T e educação,

Este blog reúne as ideias de alguns dos candidatos à diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2011-2013. Nele você vai conhecer as propostas destes candidatos para fortalecer ainda mais a SBPC e aumentar sua representatividade em todo país, em favor de mais ciência, educação e cultura para todos.

Aproveitem para enviar sugestões e considerações para o email sbpcemtodobrasil@gmail.com. E lembrem-se: as eleições na SBPC terminam no dia 1º de junho.

3 comentários:

  1. Todo apoio à plataforma de Mais Ciência, Educação e Cultura, e de Mais Ciência para Aperfeiçoar as Políticas Públicas de Educação no Brasil. Na Tarefa 1, é essencial defender fortemente que a pesquisa científica brasileira (financiada pelo MCT – CNPq; e devidamente aprovada por peer-review), que avalia o impacto das políticas públicas em Educação praticadas pelo MEC, seja levada em consideração pelo MEC para aperfeiçoar políticas públicas em educação e educação especial. Por exemplo: considerar as descobertas acerca do impacto, sobre o rendimento escolar do alunado surdo, do fechamento de escolas bilíngues para surdos (como o anunciado fechamento do Instituto Nacional de Educação de Surdos, inaugurado por D. Pedro II) e da inclusão forçada desse alunado em escolas comuns, cujos professores desconhecem língua de sinais. É essencial defender que as políticas públicas em Educação sejam balizadas pelas descobertas robustas de programas de pesquisa científica de amplo escopo nacional com validade atestada por com rigoroso controle experimental e estatístico.

    ResponderExcluir
  2. Reitero o apoio do amigo Fernando Cesar Capovilla à plataforma ‘Mais ciência, educação e cultura’ dos candidatos à diretoria da SBPC no biênio 2011-2013. E aproveito para sugerir o acréscimo da palavra ‘informação’ no slogan. É possível considerar que o indivíduo educado (no sentido de que recebeu educação) é naturalmente bem-informado. Mas, uma vez que o país sofre graves deficiências no campo educacional (em todos os níveis), é preciso, paralelamente aos esforços para saná-las, encontrar meios de informar a sociedade sobre temas cruciais. Como é o caso, por exemplo, da votação do novo código florestal brasileiro no Congresso Nacional. O que está por acontecer nos próximos dias (votação às pressas da matéria na Câmara) é muito grave, e a voz da SBPC (foro adequado para opinar sobre o tema e com suficiente mérito para ter sua opinião respeitada por todas as instâncias da sociedade brasileira, inclusive o Congresso Nacional) não tem sido ouvida. Ou tem sido muito timidamente ouvida. Em texto publicado na edição de 8 de maio da Folha de S. Paulo, o colunista Janio de Freitas, ao destacar a importância da posição da SBPC sobre o tema, afirma que ela tem sido ignorada pelo Congresso e pelo governo. Sabemos que não é fácil, mas é preciso que a SBPC tente levar informação de relevância social até mesmo às camadas pouco instruídas da população brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Apoio a plataforma ‘Mais ciência, educação e cultura’ dos candidatos à diretoria da SBPC no biênio 2011-2013. A ciência tem que ser prioritária quando falamos de desenvolvimento nacional. Seja ela básica ou aplicada, nosso povo necessita de pessoas que protejam este nosso bem.

    ResponderExcluir